Navegação:

Produtos:

Câmeras

Alarmes

Fechaduras

Monitoramento Rural

Aluguel de Equipamento

Vamos conversar:

  • Facebook Alarmes Portal Jaú
  • Instagram - Alarmes Portal Jaú

© 2019 DRM Agência

5 dicas para se proteger contra o roubo de gado

A distância entre as propriedades rurais e os centros urbanos facilita a ousada ação de ladrões de rebanho. A falta de policiamento nesses locais isolados não inibe a atuação dos bandidos, que não poupam esforços para roubar casas, veículos e animais.


O roubo de gado e outros animais é uma preocupação para qualquer produtor, já que devido ao valor significativo dos animais e a dificuldade de fiscalização nas fazendas, os índices vêm aumentando no Brasil.



Casos de funcionários corrompidos por bandidos que facilitam o furto, falsos caseiros que conquistam a confiança do fazendeiro para roubá-lo, gangues especializadas que desaparecem com um grande número de animais de forma muita rápida. Artimanhas novas surgem a cada dia, causando grande prejuízo ao produtor.


E como evitar esse risco?

1) Contar com a tecnologia


O uso de tecnologia no campo é uma importante solução que pode ajudar na segurança da fazenda por meio de alarmes, câmeras e aplicativos que utilizam do celular para facilitar a comunicação entre os fazendeiros e a polícia, como o projeto “Vizinhos Protegidos” de Uberlândia.


Outra novidade no mercado é o monitoramento de gado através de um chip inserido no animal para o rastreamento.


2) A união faz a força!


Alguns fazendeiros têm achado, na união das propriedades uma outra medida de segurança. Criam um comitê da mesma região para discutir e desenvolver ações referentes a segurança da região, aplicando um método em que os moradores podem ser avisados quando há atitudes suspeitas.


3) Contratar com segurança


Pesquisar com cuidado o histórico profissional, pedir referências e conversar com os patrões anteriores de quem será contratado pode reduzir as chances de sucesso de ladrões que se passam por caseiros, ordenhadores, etc.


4) Ter bom relacionamento com a Polícia Militar


Ser parceiro da PM, manter um bom relacionamento, informar atitudes suspeitas e colaborar com o trabalho desses profissionais têm sido atitudes que podem garantir a tranquilidade para quem vive do campo.


5) Manter-se informado


Buscar fontes seguras de informação na internet, televisão e impressos a respeito das diferentes formas de roubo de gado praticadas e conhecer diversas formas de evitar ações de criminalidade na fazenda é fundamental.


Conversar sobre o assunto com a comunidade, outros fazendeiros e especialistas também ajuda muito nas questões de segurança no campo.


Fonte: Roge Fundação.

25 visualizações